Hoje, vamos falar sobre um tópico muito importante: Como Declarar Despesas Educacionais no Imposto de Renda.
Você sabia que é possível declarar despesas educacionais no Imposto de Renda? Isso mesmo! Se você ou seus dependentes possuem gastos com educação, essas despesas podem ser informadas na declaração para compor as deduções legais permitidas pelo Imposto de Renda.
Aqui estão alguns dos gastos educacionais que podem ser deduzidos:
- Mensalidades de creches e pré-escolas
- Ensino fundamental e médio
- Ensino técnico
- Graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, especializações e MBAs
No entanto, é importante estar ciente de que nem todos os gastos com educação são dedutíveis. Despesas com aulas de idiomas, atividades esportivas e culturais, cursinhos pré-vestibulares, viagens de intercâmbio, passeios escolares, atividades extracurriculares, material escolar, transporte até a instituição de ensino, uniformes, livros, apostilas, aulas de reforço, tablets, dispositivos tecnológicos e demais despesas ligadas a instituições de ensino não são deduzíveis.
O valor máximo de dedução é de R$ 3.561,50 por ano por pessoa (contribuinte, dependente ou alimentando). Se o contribuinte faz uma pós-graduação e a sua filha está em idade escolar, pode abater os gastos educacionais dos dois na declaração, ou seja, R$ 7,123,00.
Esperamos que este post tenha sido útil para você. Fique ligado para mais dicas e informações sobre impostos e finanças pessoais!